Acaba de arrancar o projecto-piloto de compras electrónicas do Ministério da Cultura. O consórcio seleccionado para avançar com este projecto será conduzido pela Novabase e pela Bizdirect, duas empresas nacionais de referência no desenho e implementação de soluções de negócio.
Esta iniciativa da UMIC e do Ministério da Cultura avança ao abrigo do Programa Nacional de Compras Electrónicas e tem como objectivos estratégicos optimizar os processos de compras electrónicas na obtenção de poupanças significativas e elevados ganhos de eficiência, aumentado a transparência e qualidade de todo o processo aquisitivo público, assim como tornar mais fácil e abrangente o acesso de fornecedores ao mercado de compras público.
O projecto-piloto abrangerá a totalidade dos organismos pertencentes ao Ministério da Cultura, incidindo, numa primeira fase, em quatro categorias de compra, transversais a todo o Ministério, nomeadamente, material de escritório, material e consumíveis de informática, materiais e serviços de limpeza e assistência técnica.
Progressivamente, o processo será alargado a novas categorias de compras, sendo objectivo de curto/médio prazo que as aquisições de bens e serviços do Ministério da Cultura passem a ser efectuadas maioritariamente de forma centralizada, alavancando, desta forma, o potencial da redução de preços de compra, e consequentemente, de custos face ao orçamento.
O Ministério da Cultura escolheu para a operacionalização desta iniciativa a Novabase em parceria com a Bizdirect, duas empresas nacionais que arquitectaram uma proposta de valor constituída fundamentalmente por duas etapas.
Na primeira fase, actualmente a decorrer, será efectuada a caracterização da situação actual da função compras no Ministério da Cultura, analisando e pormenorizando o seu potencial de centralização/poupança e definindo o modelo futuro das compras electrónicas. Na segunda etapa, e de acordo com o modelo estratégico e processual definido na primeira, será implementada a plataforma tecnológica que suportará os processos de negociação e aquisição de bens e serviços.