Notícias
Destaques
Artigos
Banco de imagens
Parceiros
Guia de Marcas
Newsletter
Quem somos
Contactos

PUB

Tecnologia de substituição de ar condicionado garante prémio de inovação à Mitsubishi Electric
2007-07-19

Uma criação da Mitsubishi Electric, que facilita o processo de substituição de sistemas de ar condicionado, venceu a edição 2007 do Prémio do Presidente do Instituto Japonês de Invenção e Inovação. Este é o 10.º prémio recebido por esta companhia, desde 1998.

A patente n.º 3361765, que alcançou este prémio, é um sistema para substituir o lubrificante do compressor (óleo mineral) nas condutas de refrigeração já existentes, enquanto opera a nova unidade no lugar do velho equipamento de ar condicionado.

Assim, torna-se possível substituir, rapidamente e por um baixo custo, o velho ar condicionado por uma nova unidade energeticamente mais eficiente, usando fluído frigorigénio livre de ODP, aproveitando as tubagens já existentes num edifício, contribuindo, também, para a protecção do ambiente global.

Os sistemas VRF, possibilitando a utilização de múltiplas unidades interiores com uma única exterior, foram largamente instalados nos anos 80 do século XX para climatizar edifícios de escritórios. Agora, passados mais de 20 anos, estes equipamentos estão a entrar em fim de ciclo de vida, começando a ser substituídos por modelos que usam uma nova geração de refrigerantes ecológicos (HFC). No entanto, quando se utiliza este novo tipo de fluído frigorigénio, podem ocorrer problemas causados pelo óleo mineral contido no anterior ar condicionado e que permaneceu nas condutas do sistema. Assim sendo, costumava ser necessária a substituição das tubagens existentes ou a limpeza do seu interior para a remoção do referido óleo, o que significava mais tempo gasto na instalação do novo equipamento e, naturalmente, um custo mais elevado.

Banco de imagens

Mercado

L.Branca/PAE

Multimédia

Exclusivos