A Brother Iberia, empresa especializada na distribuição e comercialização de produtos informáticos e de escritório, anunciou a abertura de um novo centro de reciclagem, em Krupina, na Eslováquia, onde irá realizar-se um correcto tratamento dos cartuchos de toner utilizados nas suas impressoras e equipamentos multifunções.
Com este anúncio, a Brother antecipa-se à reciclagem de resíduos derivados de consumíveis já utilizados, os quais se prevê um incremento significativo nos próximos anos como consequência do aumento das vendas e da expansão da rede de reciclagem em todos os países da Europa.
A construção e arranque do funcionamento da nova fábrica de reciclagem da Eslováquia pressupõe um investimento de três milhões de euros. Na fase de inauguração, a fábrica estará equipada para tratar, da forma mais conveniente, três tipos de cartuchos de toner, TN6300/6600, TN2000 e TN3170.
Durante a primeira etapa do processo de reciclagem os cartuchos são desmontados e todas as suas partes são exaustivamente revistas para se verificar se cumprem os mesmos standards de qualidade que os produtos fabricados na nova unidade industrial. Só então são reutilizados. Em troca, as partes danificadas são transformadas em materiais plásticos que constituirão novos equipamentos e componentes da Brother, ou produtos totalmente diferentes, como telhas para construção. Desta forma, quando um cliente entrega um cartucho usado para reciclagem e reutilização pode ficar totalmente seguro de que este será tratado com responsabilidade e, que além disso, os seus produtos derivados serão de primeira qualidade.
A constituição deste centro de tratamento de resíduos derivados da impressão na Eslováquia prende-se com várias razões, nomeadamente, a localização, dado que se encontra situado próximo das principais capitais europeias, a boa infra-estrutura de transportes, estabilidade política e social e redução de custos operativos que oferece. Além disso, permite à Brother melhorar e expandir o seu sistema de recuperação e reciclagem de materiais utilizados e promover o desenvolvimento de “produtos amigos” do meio ambiente.