Notícias
Destaques
Artigos
Banco de imagens
Parceiros
Guia de Marcas
Newsletter
Quem somos
Contactos

PUB
Lojas de conveniência impulsionam receitas das estações de serviço
2007-07-10

A implantação de lojas de conveniência nas estações de serviço está a incrementar as receitas destas em muitos mercados europeus. Segundo uma pesquisa recente da Datamonitor, as lojas de conveniência já representam 20 por cento das vendas globais em certos mercados e algumas companhias reportam mesmo que as lojas de conveniência geram 60 por cento das suas vendas.

O estudo sublinha igualmente que metade das visitas às estações de serviço com lojas de conveniência na Europa são feitas, contudo, por condutores que aí abastecem de combustível e não fazem compras adicionais. Neste sentido, a Datamonitor aconselha que os investimentos sejam feitos com prudência e que sejam implementados canais de pagamento rápido para os clientes que apenas querem abastecer de combustível.

Metade das estações de serviço na Europa têm uma loja de conveniência, um valor que sobe para 70 por cento em muitos mercados. A penetração é maior na Alemanha, onde 97 por cento das estações de serviço têm uma loja de conveniência, e menor na Itália, onde apenas um quinto das estações de serviço possuem este tipo de loja. Na Suíça, Dinamarca e Suécia, os valores oscilam entre os 34 e os 49 por cento.

Na Alemanha, a prevalência de lojas de conveniência impulsionou o sector e as suas vendas representam um quinto do total.

Banco de imagens

Mercado

L.Branca/PAE

Multimédia

Exclusivos