A IBS Ibéria implementou num dos maiores grupos empresariais portugueses, o grupo Amorim, a sua solução de Facturação Electrónica que imprimiu mais flexibilidade no envio e recepção de dados financeiros entre todas as empresas do grupo, melhorando também significativamente a comunicação entre fornecedores e clientes.
Procurando melhorar os seus processos de negócio e racionalizar custos de administrativos, o grupo Amorim encetou um projecto de implementação de um sistema de facturação electrónica que permitisse atingir ganhos de produtividade e de eficiência nas empresas que constituem o seu universo empresarial. Com este objectivo foi escolhida a solução IBS e-Billing, para a transmissão de facturas intra-empresas do grupo e fornecedores, clientes e parceiros, as quais possam a estar disponíveis, independentemente da plataforma tecnológica e sistemas de gestão empresarial adoptados pelos receptores, assegurando um elevado grau de segurança na sua transmissão bem como na integridade dos dados disponibilizados.
A solução IBS e-billing utiliza um interface de utilização e navegação simples e intuitivo, seguindo o conceito de portal web, em que cada utilizador acede à informação que a si se destina através de um registo de identificação seguro. Esta solução é multi-idioma e multiplataforma respondendo às necessidades das diversas realidades de todos os agentes que têm contacto com o grupo Amorim, permitindo a emissão de facturas no formato PDF, XML ou através de EDI (Intercâmbio Electrónico de Dados). A solução fornecida pela IBS foi instalada no DataCenter da OSI - Direcção de Sistemas Informáticos e Electrotécnicos do grupo Amorim, empresa responsável pelos sistemas de informação partilhados e que assumiu o “hosting” da solução, que é disponibilizada a todas as empresas do grupo.
Com a adopção da solução IBS e-Billing, o grupo Amorim reduziu os custos inerentes à utilização de enormes quantidades de papel e envelopes, bem os custos relacionados com o envio e correio, assegurando ainda uma redução significativa dos custos administrativos relacionados com os procedimentos de tratamento de facturas. Esta solução permitiu também uma redução de erros e de extravios de facturas, aumentando a capacidade de processamento de todo o grupo empresarial.