França: Consumidores de electrodomésticos são motivados pela inovação e pelas marcas
A procura de produtos inovadores e duradouros e as marcas constituem as principais motivações dos clientes de electrodomésticos franceses.
Segundo um estudo da TNS Sofres, em parceria com a Asterop, os consumidores procuram sobretudo produtos modernos, novidades e inovações, manifestando, paralelamente, uma necessidade de segurança e de garantia.
A busca pelo preço baixo e pelas promoções, sem bem que significativa, aparece em segundo plano e para certos tipos de consumidores é mesmo minoritária. Os que procuram o preço, tomam a sua decisão de compra tendo por base a maximização da relação qualidade/preço.
As grandes superficies especializadas captam a maioria do mercado (77 por cento de frequentação. A Darty lidera, a Conforama posiciona-se na terceira posição, a But na sexta e o Boulanger na sétima.
As grandes e medias superfícies, com 65 por cento de frequentação, impõe-se pela promessa centrada do preço e nas promoções. O Carrefour é o segundo operador do mercado, o Auchan e o Leclerc estão no quarto e quinto lugares, a Géant e a Cora nas oitava e nona posição.
Os grandes armazéns, a venda por correspondência e a Internet são ainda circuitos modestos, mesmo demonstrando um índice de satisfação mais elevados que os canais anteriores. No caso das compras online, o seu desenvolvimento está dependente da competitividade percebida do preço.