Notícias
Destaques
Artigos
Banco de imagens
Parceiros
Guia de Marcas
Newsletter
Quem somos
Contactos

PUB
Lisboa e Albufeira com índice de consumo duas vezes superior à média
2007-06-22

De acordo com os dados disponíveis no sistema de informação Sales Index da Marktest, Lisboa e Albufeira encabeçam a lista de concelhos com maior índice de consumo, mais de duas vezes superior à média do continente.

Este índice assume um valor de 219,63 por cento em Lisboa e de 204,89 por cento em Albufeira, para um valor médio de cem por cento no continente. O índice resulta de um rácio entre o índice de poder de compra regional (sales index) e o índice de população, ambos expressos em permilagem. Sendo o sales index um indicador relativo da riqueza potencial dos concelhos do continente, o índice de consumo representa de certo modo a riqueza por habitante. Os concelhos com um índice de consumo superior a 100 evidenciam assim uma riqueza per capita (um potencial para o consumo) superior à média do continente.

Na terceira posição desta tabela está o concelho de Loulé, com um índice de 179,68 por cento. O Porto ocupa a quarta posição e Lagos a quinta, respectivamente com 169,82 e 163,35 por cento.

Entre os dez concelhos com maior índice de consumo, contam-se ainda mais cinco concelhos do Algarve, nomeadamente Lagoa (150,57%), Vila do Bispo (144,04%), Portimão (141,94%), Faro (140,81%) e Vila Real de Santo António (139,43%).

Muitos dos concelhos do Alentejo também fazem parte do grupo de 72 concelhos com um índice de consumo superior à média. De facto, 31 destes 72 concelhos localizam-se no Alentejo. Há, no entanto, a salientar que, dado que este índice resulta de um rácio entre o sales index e o índice de população, a posição que os concelhos do Alentejo e do Algarve apresentam neste índice tem explicações diferenciadas. Se, por um lado, a desertificação dos concelhos alentejanos explica o facto de possuírem um índice de consumo superior à média do continente, já no caso dos concelhos do Algarve é a sua vocação turística e a posição que detêm em termos de poder de compra que explica estes valores.

A análise da Marktest mostra ainda que estes 72 concelhos concentram 41,7 por cento do sales index, 29,5 por cento da população do continente, 34,7% das empresas, 54,4 por cento da facturação das empresas, 60,1 por cento dos impostos do Estado e 50,5 por cento dos impostos municipais, 40,8 por cento das dependências bancárias e 42,7 por cento do valor dos levantamentos no Multibanco.


Mercado

L.Branca/PAE

Multimédia

Exclusivos