Notícias
Destaques
Artigos
Banco de imagens
Parceiros
Guia de Marcas
Newsletter
Quem somos
Contactos

PUB

Cristina Ferreira, Ronaldo e Catarina Furtado são as personalidades que os portugueses mais valorizam na publicidade
2020-08-12

A apresentadora de televisão Cristina Ferreira é a figura pública que os portugueses consideram como a mais adequada para participar em campanhas publicitárias em Portugal.

A conclusão é da edição de 2020 do estudo da Marktest “Figuras Públicas e Digital Influencers”, que colocou, pela primeira vez, a apresentadora como a mais referida pelos inquiridos como a melhor escolha para anúncios de empresas, marcas, produtos ou iniciativas dos principais sectores de atividade económica ou social.

Com 53,6% de referências por parte dos inquiridos no estudo, Cristina Ferreira superou, assim, pela primeira vez, o futebolista Cristiano Ronaldo, que registou 53,1% das respostas.

Na comparação com a edição de 2019 deste estudo, Catarina Furtado subiu à terceira posição do ranking, com 34,6% de referências. Fernando Mendes ocupa o quarto lugar (33,8%) e Manuel Luís Goucha completa o top5 (31,2%).

Importância da honestidade

No que diz respeito aos atributos mais valorizados pelos portugueses nas figuras públicas que protagonizam campanhas publicitárias, a honestidade foi considerada a mais importante. Credibilidade, simpatia e competência foram os atributos imediatamente a seguir entre os mais citados.

Os nomes de Cristina Ferreira e de Cristiano Ronaldo foram os que mais vezes ocuparam lugares de topo nas associações a um conjunto de 13 atributos avaliados pelo estudo, tendo sido os mais indicados em quatro desses atributos: no caso de Cristina Ferreira, honestidade, credibilidade, simpatia e persuasão. No caso de Cristiano Ronaldo, prestígio, talento, reputação e competência.

O melhor resultado de Cristina Ferreira foi obtido na associação ao atributo persuasão, com 15,4%, e o melhor resultado de Cristiano Ronaldo esteve na associação a talento, com 20,5%.

A apresentadora Fátima Lopes ocupou o primeiro lugar na associação a sobriedade, João Félix a juventude, Ricardo Araújo Pereira a sentido de humor, Ruy de Carvalho a maturidade e Sara Sampaio a beleza.


Mercado

L.Branca/PAE

Multimédia

Exclusivos