Notícias
Destaques
Artigos
Banco de imagens
Parceiros
Guia de Marcas
Newsletter
Quem somos
Contactos

PUB

Portugal bem posicionado na implementação das medidas de prevenção e higienização
2020-08-11

O comércio em Portugal está bem posicionado na implementação das medidas de prevenção e higienização associadas à Covid-19 e os clientes estão atentos ao não cumprimento de algumas das orientações.

Esta é a principal conclusão do estudo realizado pela MSPA Europa/África, em colaboração com a Intercampus e outras empresas associadas, durante o mês julho, quando se verificou uma nova fase do processo de desconfinamento.

Tendo por base os princípios gerais de prevenção da Covid-19, o estudo avaliou os indicadores em matéria de higiene, sinalização, distanciamento social dos funcionários e clientes e equipamento de proteção individual em 1.158 locais no país, designadamente lojas, supermercados, stands de automóveis, restaurantes ou cadeias de fast food, tendo Portugal ficado muito próximo do cumprimento máximo da maior parte das medidas. Foi ainda verificado que o cliente está atento e que, quando não são cumpridas algumas das orientações, o sentimento de segurança é afetado, bem como nível de recomendação da loja.

Pontos de melhoria

As conclusões revelam alguns pontos de melhoria em conformidade com as medidas em vigor, com um potencial impacto na saúde e na confiança do consumidor e nos níveis de recomendação. Apesar do uso adequado da sinalização, verificou-se que os clientes ignoravam as medidas de distanciamento social em quase metade dos locais visitados.

Foi ainda verificado que um décimo dos estabelecimentos não disponibilizava desinfetante para as mãos e que apenas um em cada 20 não fornecia equipamentos de proteção suficiente para os funcionários (acrílicos ou máscara) ou os mesmos não os utilizavam corretamente.

Este estudo coloca em evidência que existe uma forte correlação entre o cumprimento/incumprimento das medidas e o sentimento de segurança e nível de recomendação, num momento que exige das empresas e de cada pessoa um rigor acrescido.

PUB
Capa da Revista



Mercado

L.Branca/PAE

Multimédia

Exclusivos