Nove em cada 10 empresas espanholas afirmam ter visto reduzida a sua procura como consequência da crise da Covid-19, um efeito a que apenas escapam algumas empresas dedicadas à alimentação, limpeza e higiene e as que se apoiam sobretudo no online.
Assim conclui um estudo da BDO, que apurou que 76% das empresas sofreram um efeito chicote nas suas cadeias de abastecimento, o que gerou um aumento ou redução inesperada nos seus stocks.
A pandemia também motivou que 72% das empresas sofreram interrupções no abastecimento por parte dos seus fornecedores e que 52% provocou interrupções nas entregas aos seus clientes.
Faltam planos de contingência
De acordo com o estudo, apenas 51% das empresas contavam com planos de contingência desenhados para evitar interrupções perante uma possível disrupção na cadeia de abastecimento.
Além disso, 83% considera que as previsões prévias à Covid-19 já não são válidas. Como tal, irão apostar imediatamente em três medidas fundamentais, nomeadamente, reduzir os gastos, apostar no planeamento e desenvolver novos planos de contingência.