Notícias
Destaques
Artigos
Banco de imagens
Parceiros
Guia de Marcas
Newsletter
Quem somos
Contactos

PUB
Transações contactless duplicam na Europa
2020-06-01

A Mastercard revela que 78% de todas as transações em toda a Europa são contactless, no mesmo dia em que é divulgada uma nova investigação europeia que identifica os hábitos e pontos de vista dos consumidores que revelam que esta mudança de consumo veio para ficar.

Na Europa, a adoção contactless já era elevada – à frente do resto do mundo –, e a Mastercard já se comprometeu em possibilitar que 42 países aumentem os limites de gastos.

Segundo um estudo realizado pela Mastercard, 89% dos europeus consideram o contactless fácil de utilizar e quase metade (42%) admite ter reduzido a utilização de dinheiro neste período. A maioria (73%) também é da opinião que o fim da pandemia não alterará este hábito de utilização do contactless e 64% afirmou mesmo esta ser agora a sua forma preferida de pagar as compras.

Europa

A Mastercard já tinha visto as transações contactless duplicarem na Europa (7% a 14% no primeiro trimestre), mas pagar contactless com um cartão de débito ou de crédito continua a ser o método mais popular (86%).

Também 28% já utiliza a tecnologia no telemóvel e 4% utiliza-a em wearables, como, por exemplo, uma pulseira ou relógio. Há ainda 17% que afirma não usar dinheiro e quase metade (40%) diz ter alterado os cartões que utilizam mais frequentemente para efetuar os seus pagamentos através de contactless.

“Na Europa, a Mastercard sempre liderou em termos de contactless, mas a taxa de envolvimento com esta forma de pagar, não apenas a adoção, é evidente. Depois de possibilitarmos a tantos países aumentarem os limites contactless, estamos agora focados na confiança e na segurança. A nossa tecnologia sempre esteve presente para ajudar a impulsionar a mudança de comportamentos dos consumidores e para garantir que o dinheiro é mantido seguro, para que todas as pessoas que servimos possam ter paz de espírito num enquadramento comercial em permanente evolução“, refere Milan Gauder, Executive Vice President of Product and Innovation, Europe na Mastercard.

Uma forma segura de pagar

Os consumidores que utilizam contactless para compras diárias referem a higiene (81%) e a facilidade de utilização (85%) como motivos para a sua adoção permanente. As mercearias são o principal local de utilização do contactless (87%), juntamente com outras lojas de retalho (48%) e farmácias (54%).

Embora (64%) tenha adotado este tipo de pagamentos por considerar que esta é uma forma mais segura de pagar, “há algum trabalho a fazer para oferecer às pessoas uma verdadeira paz de espírito. Os problemas de fraude nos pagamentos contactless são comparativamente inferiores aos do chip & pin na Europa e isso continua a diminuir. Foram implementadas medidas anti fraude, como a aplicação de limites cumulativos e controlos de fraude aprimorados, uma vez que os limites contactless foram aumentados para que as pessoas se sintam confiantes de que estão protegidas“, acrescenta Rigo Van den Broeck, vice-presidente sénior da Cyber Intelligence Solutions Mastercard.

PUB
Capa da Revista



Mercado

L.Branca/PAE

Multimédia

Exclusivos