Notícias
Destaques
Artigos
Banco de imagens
Parceiros
Guia de Marcas
Newsletter
Quem somos
Contactos

PUB

Projeção antevê fim da pandemia em dezembro
2020-05-13

Um modelo matemático realizado por uma universidade de Singapura, com base na tendência atual de casos de Covid-19, antevê o “fim teórico” da pandemia, a nível mundial, para 14 de dezembro.

O modelo matemático desenvolvido pela Singapore University of Technology and Design, citado pelas agências internacionais, prevê ainda que 99% dos casos de infeção por Covid-19 possam já ser registados, a nível global, a 21 de junho.

O modelo traça igualmente os possíveis cenários para vários países, como Espanha, Itália, França, Alemanha, Reino Unido, Estados Unidos, Brasil e México. No caso de Espanha, por exemplo, o modelo matemático analisou os dados disponíveis até 2 de maio e antevê que 97% dos casos poderão ser verificados até amanhã, 7 de maio, e 99% até 22 de maio. Assim, o “fim teórico” da pandemia em Espanha está projetado para 9 de setembro, segundo a agência de notícias espanhola EFE, que cita o estudo.

A Singapore University of Technology and Design realça, contudo, que se deve ter prudência na análise das projeções, sublinhado que o “excesso de otimismo com base em algumas datas finais expectáveis é perigoso, porque pode relaxar a disciplina e os controlos”.

As projeções, feitas com base na tendência atual dos casos, indicam ainda que o fim da pandemia em Itália e no Reino Unido será, respetivamente, para 10 e 8 de setembro. Em França e na Alemanha chegará, respetivamente, a 8 e a 14 de agosto.

Fora da Europa, o modelo matemático antevê que nos Estados Unidos, que são atualmente o país com mais mortos e mais casos de infeção confirmados, o fim será a 1 de outubro e no Brasil a 21 outubro.


Mercado

L.Branca/PAE

Multimédia

Exclusivos