A SAP Portugal anuncia a nomeação de Joaquim Freire como diretor de negócio de Cloud. Joaquim Freire será responsável pela liderança da estratégia de cloud no país e por potenciar as sinergias entre as linhas de negócio, que baseiam a transformação digital das empresas portuguesas nestas soluções abrangentes e integradas.
O seu objetivo passa por conduzir o crescimento do negócio de cloud, num momento de clara aceleração da adoção destas soluções pelas diferentes indústrias do mercado nacional. A oferta cloud da SAP distribui-se por áreas dedicadas ao comércio eletrónico, gestão da experiência do cliente e colaborador, gestão do capital humano, gestão de aprovisionamento e da cadeia de fornecimento, Big Data, gestão analítica, entre outras.
De acordo com Luís Urmal Carrasqueira, diretor geral da SAP Portugal, “a nomeação de Joaquim Freire é o culminar de uma natural evolução de nove anos na equipa comercial da SAP, de alguém com um profundo conhecimento do negócio e que, ao longo deste período, soube responder aos desafios colocados pelas empresas e tem proporcionado, com grande competência, criação de valor e vantagem competitiva aos nossos clientes”.
Joaquim Freire
Com cerca de 20 anos de experiência no sector das tecnologias de informação, Joaquim Freire ingressou na SAP em 2011 como gestor de contas para o mercado dos serviços financeiros. Em 2014, passou a exercer funções no sector de energia e recursos naturais, com excelentes resultados na área estratégica de inovação e ao celebrar os primeiros contratos de cloud em Portugal.
Antes de ingressar na SAP, foi Senior Manager na Indra, responsável pela área de serviços financeiros, e Business Developer na CGI.
Joaquim Freire iniciou sua carreira profissional na Hewlett-Packard, na área de marketing e vendas. Licenciado em Economia pela Universidade de Coimbra, Joaquim Freire tem uma pós-graduação em Digital Enterprise Management pela NOVA IMS e concretizou o Programa Avançado de Gestão Bancária pela Universidade Católica Portuguesa.