Notícias
Destaques
Artigos
Banco de imagens
Parceiros
Guia de Marcas
Newsletter
Quem somos
Contactos

PUB

Coca-Cola é a marca mais consumida mundialmente pelo 7.º ano consecutivo- Out of Topic
2019-05-20

17 marcas globais foram escolhidas das prateleiras dos supermercados mais de um bilião de vezes, em 2018, e fazem parte do “clube bilionário, juntamente com 14 marcas locais da China e da Índia.

De acordo com a edição 2019 do relatório “Brand Footprint” da Kantar, a Coca-Cola mantém-se como a marca mais escolhida do mundo, pelo sétimo ano consecutivo. A nível global, a Coca-Cola foi retirada das prateleiras 5,9 biliões de vezes, num ano.

A Colgate e a Maggi mantiveram ambas as suas posições no pódio, sendo também as marcas mais escolhidas de cuidado pessoal e de alimentação, respetivamente. A Colgate continua a ser a única marca escolhida por mais de metade da população global, estando presente em seis em cada 10 lares (60,5%), enquanto a Maggi continuou o seu forte desempenho, cimentando o seu lugar como a terceira marca mais escolhida do mundo.

O relatório demonstra que as marcas locais cresceram, em 2018, sendo a escolha de 64,8% dos consumidores, versus 35,2% das marcas globais. Este valor representa um ganho de quota de 0,3%, um desaceleramento face aos 0,5% de 2017. A maior conquista para as marcas locais aconteceu na categoria de saúde e beleza, conseguindo crescer em 0,7% o número de vezes que os consumidores a escolhem.

Embora as marcas locais tenham ganho quota de mercado, fabricantes globais como a Unilever mostraram como ganhar a nível local, ao adaptarem produtos aos mercados locais em marcas como Surf Excel.

O Brand Footprint revela que, para as marcas globais, é imperativo ganhar nos seus maiores mercados. Das 50 primeiras marcas do ranking que cresceram no seu mercado número um, 82% cresceram a nível global, Entre aquelas que não cresceram no seu mercado número um, 91% não cresceram. “As marcas globais de FMCG têm grandes oportunidades para crescer, considerando as especificidades dos mercados locais e adaptando a sua oferta às escolhas, preferências e comportamento de compra dos consumidores locais. As marcas que consigam responder ao desafio com agilidade continuarão a crescer”, destaca Josep Montserrat, CEO Worldpanel Division da Kantar.


Mercado

L.Branca/PAE

Multimédia

Exclusivos