Notícias
Destaques
Artigos
Banco de imagens
Parceiros
Guia de Marcas
Newsletter
Quem somos
Contactos

PUB

WWF e Jerónimo Martins unem-se para proteger espécies emblemáticas
2019-05-20

A WWF – World Wide Fund for Nature e o Grupo Jerónimo Martins uniram-se para apoiar a proteção de algumas espécies animais emblemáticas, como forma de comemorar três datas simbólicas para a conservação ambiental.

Esta parceria materializa-se numa campanha de angariação de fundos através da venda de vales nas lojas Pingo Doce, em Portugal, Ara, na Colômbia, e Biedronka, na Polónia, e irá decorrer até ao final de julho. O valor angariado reverterá na íntegra para a proteção de três espécies endógenas de cada um destes países.

Até ao dia 22 de maio, em que se celebra o Dia Internacional da Biodiversidade, vão estar disponíveis nas caixas de pagamento de todas as lojas do Pingo Doce vales de um, dois e três euros, que serão aplicados em projetos de protecção de cavalos-marinhos, linces e lobos ibéricos. Estas espécies, cuja presença no ecossistema português se encontra comprometida, são o foco de alguns dos projetos de conservação levados a cabo pela ANP|WWF em Portugal. A implementação desta iniciativa em Portugal resulta da parceria entre a ANP|WWF – Associação Natureza Portugal, em associação com a World Wide Fund for Nature e o Grupo Jerónimo Martins.

Para Ângela Morgado, da ANP|WWF, “esta é uma campanha inovadora em Portugal. É a primeira vez que uma orgnização não governamental de ambiente se junta a uma empresa de distribuição através da produção de vales que podem ser adquiridos pelos clientes das lojas Pingo Doce para apoiar projetos ambientais e espécies emblemáticas nacionais que estão em perigo”.

O cavalo-marinho é uma das espécies mais frágeis do mundo devido a causas como, por exemplo, a pesca ilegal, a poluição e as alterações climáticas. No país, a população diminuiu drasticamente nos últimos 10 anos, tendência que a ANP|WWF pretende reverter através do projeto “Cavalos Marinhos Desconhecidos”. Com a compra do vale de oferta de um euro, a totalidade do valor reverte para este projeto.

O lince-ibérico, espécie endógena de Portugal e Espanha, é o felino mais ameaçado, existindo atualmente apenas 589 no mundo. Esta espécie e o lobo ibérico, cuja população em Portugal não excede os 300 elementos, são o foco do projeto “Grandes Carnívoros da Europa”, que visa a cooperação e a troca de informação transfronteiriça. A compra dos vales de dois euros e três euros, respetivamente, irá contribuir para a sua conservação em território nacional.

Em junho, para comemorar o Dia Mundial do Ambiente, os vales estarão à venda nas lojas Ara, na Colômbia, o segundo país com maior biodiversidade do mundo. O Dia Mundial da Conservação da Natureza, em julho, será celebrado na Polónia, através da venda dos vales nas lojas da Biedronka. Cavalos-marinhos, linces ibéricos e lobos ibéricos, em Portugal, jaguar, tartaruga-de-pente e urso-andino, na Colômbia, e lince-euroasiático, boto e urso-pardo, na Polónia, são as espécies que vão beneficiar desta parceria internacional entre a WWF e a Jerónimo Martins.

Até janeiro de 2020, a WWF irá divulgar um relatório para informar de que forma os donativos foram aplicados em cada um dos países.


Mercado

L.Branca/PAE

Multimédia

Exclusivos