A loja IKEA de Matosinhos, a segunda em Portugal e a maior da Península Ibérica, vai abrir ao público a 31 de Julho.
Na conferência de imprensa realizada hoje, na Câmara Municipal de Matosinhos, com a presença de Guilherme Pinto, presidente da autarquia, Ricardo Pinheiro, director da loja IKEA de Matosinhos, e António Machado, director de expansão da IKEA em Portugal, a empresa anunciou que, a menos de três meses da abertura, a construção dos acessos e as instalações técnicas estão já em fase de finalização e que em Junho terá início a última etapa do processo, com a decoração e a preparação da loja para a sua inauguração.
A IKEA revelou ainda que já recrutou 155 colaboradores, dos 500 postos de trabalho que vai criar, tendo recebido, desde que iniciou o processo de recrutamento, no final de 2005, mais de 15 mil candidaturas.
O processo de recrutamento massivo teve início em Janeiro e terminará em Julho, estando a decorrer com a colaboração da Câmara Municipal de Matosinhos e do Centro de Emprego e Formação Profissional da Região Norte. A abertura da loja IKEA de Matosinhos representa um investimento global de 60 milhões de euros e a criação de 500 postos de trabalho, 35 por cento dos quais já preenchidos por residentes do concelho de Matosinhos. Aproximadamente, 60 por cento do grupo será composto por mulheres e terá uma média de idades de 31 anos. Cerca de 45 por cento do grupo de colaboradores será em regime de full-time. Os restantes lugares serão ocupados num regime de part-time orientado para pessoas que querem coordenar o seu trabalho com outras actividades, como donas de casa, estudantes, entre outros.
Actualmente, a IKEA tem em Portugal cerca de 800 colaboradores, mas de acordo com o plano de expansão as previsões apontam para a criação de 1.650 postos de trabalho até 2010.
Com uma superfície edificada de 36.600 metros quadrados, dos quais 20.800 se destinam à superfície comercial, a IKEA de Matosinhos disponibilizará 2.300 lugares de estacionamento gratuitos, na sua maioria cobertos. A nova loja contará também com uma zona de Restaurante e Cafetaria com capacidade para 750 pessoas, bem como um espaço infantil, à entrada da loja. No piso superior ficará colocada a exposição de móveis e o inferior será dedicado aos complementos e artigos decorativos e ao self-service, o 'coração' do conceito IKEA. A nova loja vai disponibilizar a gama completa da insígnia, num total de 10 mil artigos.
A loja IKEA de Matosinhos está edificada numa zona de grande afluência, junto à A28. Esta zona represneta um potencial de quase três milhões de clientes à distância de uma hora de automóvel. No primeiro ano, são esperados cerca de dois milhões de visitantes.