Notícias
Destaques
Artigos
Banco de imagens
Parceiros
Guia de Marcas
Newsletter
Quem somos
Contactos

PUB

Um terço dos negócios britânicos subiram os preços devido ao Brexit
2018-03-29

32% dos negócios britânicos subiram os preços dos seus produtos devido ao Brexit, de acordo com os dados do CIPS.

A incerteza causada pela saída do Reino Unido da União Europeia está por detrás deste fenómeno. A debilidade da libra, desde o referendo de 23 de junho de 2016, encareceu a importação das matérias necessárias para a produção, afetando o custo global das cadeias de abastecimento.

Perante esta situação, e tendo em conta o custo “devastador” do Brexit, os negócios “não têm outra opção senão transferir alguns dos custos para os consumidores para proteger as suas margens de lucro”, indica John Glen, economista do CIPS.

Os dados avançados pelo instituto baseiam-se num inquérito realizado a 2.204 supervisores de cadeias de abastecimento. As respostas obtidas assinalam, ainda, que, no futuro, 41% das empresas britânicas planeiam aumentar os seus preços para compensar os possíveis custos do Brexit. 23% diz ainda que prevê reduzir os recursos humanos para compensar as perdas.

Por seu turno, 42% dos supervisores europeus revelaram ainda que os produtos britânicos não se destacam, o que coloca em perigo as exportações britânicas caso o acordo de saída do Reino Unido da União Europeia não beneficie estas transações.


Mercado

L.Branca/PAE

Multimédia

Exclusivos