O Lidl vai lançar um projeto piloto de camiões autónomos na Suécia, após ter estabelecido uma parceria com a Einride, que desenvolve os camiões elétricos sem motorista T-Pod.
Este modelo é praticamente todo automático, sem volante, pedais e cabine. A empresa sueca, que liderada por um antigo engenheiro da Volvo, Robert Falck, investiu 3,5 milhões de euros no seu desenvolvimento. O protótipo foi construído no ano passado, mas nos próximos dois anos o objetivo é colocar no mercado 200 unidades.
O Lidl irá começar a testar este camião a partir do terceiro trimestre. Numa primeira fase, deverá circular apenas entre os centros de distribuição do grupo, uma vez que a entrega nos pontos de venda ainda é muito complexa para ser feita com este tipo de veículo. Em estrada, o T-Pod é totalmente autónomo. A única assistência à distância de que necessita é para entrar e sair de locais.
O interesse do Lidl neste camião é, antes de tudo, o facto de ser inteiramente elétrico e mais silencioso que um modelo clássico, o que poderá ser útil nas entregas noturnas. De acordo com Johannes Fiber, CEO do Lidl Suécia, o objetivo é reduzir as emissões de CO2, uma aposta da sucursal do grupo retalhista alemão que, no ano passado, se virou para os combustíveis alternativos, como o gás natura, o biodiesel ecológico e a eletricidade. “Isto reduziu o impacto ambiental do transporte em 25%. Passando para os camiões elétricos, será possível reduzi-lo em 100%”.
O T-Pod mede sete metros de comprimento e pode conter 15 paletes. Uma vez na sua carga máxima, pesa 20 toneladas. Tem uma autonomia para 200 quilómetros. Segundo Robert Falck, as vantagens que aporta são diversas, desde logo, não ter custos com um motorista e a capacidade de funcionar durante vários dias e noites sem a necessidade de período de repouso.