Notícias
Destaques
Artigos
Banco de imagens
Parceiros
Guia de Marcas
Newsletter
Quem somos
Contactos

PUB

Portal da Queixa recebeu 80.939 reclamações em 2017
2018-02-06

O Portal da Queixa registou um aumento de 85% no número de reclamações recebidas em 2017, face ao período homólogo para um total de 80.939 queixas recebidas.

De acordo com o portal, os consumidores portugueses estão a optar pelas plataformas digitais na hora de reclamar, comportamento evidenciado também pela "quebra da procura dos canais tradicionais, nomeadamente, as associações de consumidores, que assistiram a uma redução significativa do número de consumidores que as procuraram no ano transato, ora porque não conseguem dar resposta em tempo útil, ora porque têm custos associados e apresentam mecanismos obsoletos".

Na opinião de Pedro Lourenço, CEO & fundador do Portal da Queixa, “as redes sociais e plataformas digitais assumem-se, hoje, como ferramentas poderosas ao dispor dos consumidores. Ninguém quer perder tempo a escrever uma reclamação que ninguém lê, nem pagar por um serviço de mediação de conflitos quando os próprios consumidores têm ao seu alcance o poder da partilha de opinião, experiências e conseguem influenciar outros. Aqui, quem perde são as marcas se não optarem por estar onde estão os consumidores”.

Com mais de 200 mil utilizadores registados e mais de 21 milhões de visualizações de páginas em apenas 12 meses, o Portal da Queixa recebeu, entre janeiro e dezembro de 2017, uma média 220 reclamações por dia. “Os portugueses estão mais conscientes dos seus direitos e sabem que, no Portal da Queixa, podem fazer reclamações diretamente às marcas, de forma totalmente gratuita, quando não exista razão para acionar os mecanismos legais ou de resolução de conflitos de consumo. Estamos a assistir à democratização na relação dos consumidores com as marcas”, explica Pedro Lourenço.

Atualmente, o Portal da Queixa é mais do que uma plataforma para acolher e resolver as insatisfações dos portugueses, permitindo também ao consumidor comparar as mais de quatro mil marcas presentes (com base no seu índice de satisfação), ler as últimas notícias relativas ao consumo e, ainda, consultar alertas para possíveis práticas de burla.

Banco de imagens

Mercado

L.Branca/PAE

Multimédia

Exclusivos