Notícias
Destaques
Artigos
Banco de imagens
Parceiros
Guia de Marcas
Newsletter
Quem somos
Contactos

PUB

Marcas de fabricante recuperam no período da Páscoa
2017-05-31

Entre 27 de março e 23 de abril, quadrissemana correspondente ao período da Páscoa, os bens de grande consumo apresentaram uma variação de 8,2% sobre o período homólogo de 2016 (que não integrou a Páscoa). A Páscoa de 2017 registou um aumento superior ao verificado na de 2016 (+7,2%).

Foram as marcas de fabricante que impulsionaram estes resultados, com crescimentos de 9,7% contra os 5,3% das marcas da distribuição (MDD). No entanto, esta diferença é muito menor comparativamente à registada na Páscoa de 2016, quando as marcas de fabricante cresciam 10,9% e as MDD+PP aumentavam 0,5%.

A alimentação cresceu 7,2% neste período. As marcas de fabricante registaram resultados muito positivos, com um crescimento de 9% face aos 4,6% das marcas de distribuição. Neste período de Páscoa, a alimentação foi claramente impulsionada pelo crescimento dos chocolates, que foi a categoria com maior crescimento da quadrissemana, contribuindo, assim, para o crescimento das marcas de fabricante.

A categoria de bebidas foi a mais dinâmica e registou neste período um crescimento de 23,8%. Foram as bebidas alcoólicas aquelas que mais cresceram, com especial destaque das marcas de fabricante neste segmento. Desta forma, ao contrário dos períodos anteriores, foram as marcas de fabricante (+25%) que registaram maiores crescimentos comparativamente às marcas de distribuição (+18,7%).

Nesta quadrissemana, a higiene do lar apresentou um decréscimo de 0,5% em relação a um histórico muito positivo. Enquanto as marcas de fabricante recuaram 1,8%, as MDD+PP cresceram 2,2%.

Finalmente, a higiene pessoal apresentou neste período um crescimento de 0,2%. As marcas da distribuição (+2,2%) continuaram a crescer acima das marcas de fabricante (-0,5%).

Desde o início do ano, os bens de grande consumo cresceram 3,2%. Face ao período homólogo, o canal tradicional foi o mais dinâmico, ao apresentar um crescimento de 5,6% em valor, seguido dos supers grandes, com 4,5%.


Mercado

L.Branca/PAE

Multimédia

Exclusivos