A UPS e a SF Holding, sociedade-mãe da SF Express, anunciaram a intenção de avançarem para uma joint-venture e darem início a uma colaboração com vista ao desenvolvimento e fornecimento de serviços de entrega internacional.
Inicialmente apenas da China para os Estados Unidos da América, as duas empresas pretendem depois a expansão para outros destinos. Através deste acordo, vão alavancar a complementaridade das suas redes, carteiras de serviços, tecnologias e competências em logística. A joint -enture está sujeita a aprovação regulamentar.
Segundo o comunicado, a SF é líder no mercado de entregas expresso na China, detentora de uma extensa cobertura de rede em todo o país, oferece serviços abrangentes e beneficia de notoriedade de marca que é a mais elevada no mercado chinês de pequenas encomendas. "A UPS está entusiasmada com a criação de uma joint-venture com a SF. Esta joint-venture vem dar suporte aos produtos que proporcionam benefícios competitivos aos nossos clientes chineses que já estão a negociar ou que procuram vir a fazê-lo no âmbito do comércio internacional", afirma Ross McCullough, presidente da UPS Ásia Pacífico. "Os nossos esforços conjuntos resultarão em novos produtos e serviços de logística para simplificar e acelerar o comércio transfronteiriço dos clientes B2B e B2C".
A oferta de serviços em conjunto permite combinar os pontos fortes da extensa rede chinesa da SF, que abrange mais de 13.000 pontos de serviço naquele que é o mercado de entrega de embalagens maior e mais rápido do mundo, com a rede global de UPS, com cobertura entre mais de 220 países. O alinhamento das redes de distribuição dos parceiros proporcionará aos clientes uma maior cobertura, opções de monitorização adicionais, maior capacidade e mais opções de tempo de trânsito e de serviço. "A China lidera mundialmente em termos de tamanho do mercado de e-commerce, crescimento, índices de penetração e na utilização de telemóveis no negócio. Com uma base de consumidores cada vez mais entendidos em Internet e a crescer rapidamente, é imperativo que a SF e a UPS colaborem para revolucionar o sector de logística. Juntos, pretendemos trazer maiores vantagens competitivas aos nossos clientes na China, para ter sucesso em todo o mundo", comenta Alan Wong, vice-presidente do grupo SF.
A joint -enture vem dar suporte à criação de sinergias competitivas entre a UPS e a SF através da extensão e da escala combinadas das redes complementares. Ambas as empresas irão utilizar os seus próprios ativos para aumentar a eficácia operacional e a eficiência enquanto durar o processo de alinhamento dos dois negócios, de forma a providenciarem um atendimento sem qualquer falha a todas as partes envolvidas nos transportes para fora da China.