Notícias
Destaques
Artigos
Banco de imagens
Parceiros
Guia de Marcas
Newsletter
Quem somos
Contactos

PUB

Eroski reduziu as suas perdas em 63% em 2016
2017-05-31

O Grupo Eroski perdeu 22,8 milhões de euros no último ano fiscal, encerrado em janeiro, o que representa 63% menos que no ano anterior. O resultado antes de impostos, no entanto, foi de 39,9 milhões de euros, num aumento de 97%.

O resultado operacional do negócio de distribuição melhorou em 20%, para 129 milhões de euros, elevando o rácio de vendas em 0,41 pontos para 2,44%, fruto do avanço do modelo comercial Contigo e da melhoria da eficiência na sua cadeia de alimentação, com um aumento da produtividade de 7%, equivalente a 21 milhões de euros.

O volume de negócios permaneceu estável em 6.051 milhões de euros. As vendas líquidas sem IVA foram de 5.280 milhões, em linha com o ano anterior.

A geração de EBITDA foi de 244 milhões de euros, mais quatro milhões de euros do que no ano anterior, demonstrando, de acordo com o grupo, a força dos seus negócios. O lucro operacional foi de 128,6 milhões de euros, um aumento de 20%.

A empresa-mãe, por sua vez, teve um lucro de 1,54 milhões de euros, sinal de mudança frente às perdas de 172.419 euros do ano anterior.

A Eroski observou que, durante o ano, cumpriu os compromissos assumidos com as instituições financeiras e pagou a dívida em 221 milhões de euros. O montante total da dívida a amortizar atingiu os 500 milhões de euros, incluindo as realizadas por sociedades participadas e as do primeiro trimestre deste ano.

Os investimentos em 2016 ultrapassaram os 87 milhões de euros, a maioria dedicada à remodelação da sua rede de supermercados e hipermercados, que já chega a 512 lojas de nova geração e à expansão do modelo comercial Contigo. Este destaca-se por uma atenção personalizada, uma maior especialização em frescos e a comercialização de alimentos produzidos localmente, construindo uma oferta diferenciada pela a sua contribuição para uma dieta saudável e um consumo sustentável.


Mercado

L.Branca/PAE

Multimédia

Exclusivos