Notícias
Destaques
Artigos
Banco de imagens
Parceiros
Guia de Marcas
Newsletter
Quem somos
Contactos

PUB

Portugueses compram mais eletrodomésticos e smartphones no 1.º trimestre
2017-05-22

Foi um início de ano bastante positivo para o sector dos bens tecnológicos de consumo, com os consumidores portugueses a comprarem mais 4,7%, em valor, neste primeiro trimestre, comparativamente com o período homólogo.

Este incremento segue a tendência, também positiva e igualmente aferida pela GfK, relativa aos índices de confiança e expectativas sobre o desenvolvimento da economia por parte dos portugueses. Este aumento permitiu atingir os 614 milhões de euros de vendas neste mercado.

Apenas a área da informática não foi alvo da preferência dos compradores, neste trimestre, pois reduziu o seu volume de vendas em 3% em comparação com o mesmo período de 2016. A eletrónica de consumo mantém-se estável com uma ligeira descida de 0,2%.

O maior gasto dos portugueses nesta área recaiu sobretudo num forte aumento das vendas de smartphones, bem como no aumento em grandes eletrodomésticos (+5,1%). Este último mercado já tinha tido aumentos importantes durante 2016 e continua com a mesma tendência positiva neste início de ano. Por outro lado, os smartphones crescem 3% em unidades vendidas: o aumento em mais de 10% do seu preço médio indica que os portugueses preferem comprar não apenas mais, mas sobretudo terminais mais caros e sofisticados, no atual contexto.

De realçar também o crescimento da fotografia (+4,4%), dos pequenos eletrodomésticos (+1,2%) e equipamentos de escritório (+1,4%).


Mercado

L.Branca/PAE

Multimédia

Exclusivos