Notícias
Destaques
Artigos
Banco de imagens
Parceiros
Guia de Marcas
Newsletter
Quem somos
Contactos

PUB

Amazon Prime duplica em dois anos
2017-05-16

Estima-se que 60% dos clientes da Amazon sejam membros Prime, um grupo que é composto por cerca de 80 milhões nos Estados Unidos da América, de acordo com a pesquisa da Consumer Intelligence Research Partners (CIRP). O estudo baseia-se em respostas de 500 compradores norte-americanos que fizeram uma compra na Amazon.com entre janeiro e março.

Os membros Prime gastam, em média, cerca de 1.300 dólares por ano, em comparação com cerca de 700 dólares por ano para clientes não-membros. O número atual de associados contrapõe-se ao número estimado de 58 milhões de membros nos Estados Unidos, para o final do trimestre de março de 2017, num aumento de 38% num ano, de acordo com o relatório. "Olhando para trás, os membros da Amazon Prime duplicaram em dois anos", afirma Josh Lowitz, sócio e cofundador da CIRP. "Embora seja esperado um crescimento mais lento, uma vez que atinge os limites naturais, a Amazon teve um trimestre surpreendentemente forte", acrescenta. "A adesão cresceu 8% no trimestre mais recente, em comparação com o crescimento de 7% numa base menor no trimestre do ano passado, terminado em março de 2016".

De acordo com a Amazon, em dezembro de 2016, a empresa reportou 6,4 mil milhões de dólares em "serviços de assinatura de retalho" no mundo inteiro, o que inclui as taxas da Amazon Prime e várias formas de taxas de assinatura de media digital. "Embora seja tentador usar a figura de serviços recém-lançada para estimar os membros da Amazon Prime, falha-se alguns fatores importantes", sublinha Mike Levin, sócio e cofundador da CIRP. "Em primeiro lugar, entre 5% e 10% dos membros da Amazon Prime não pagam a taxa padrão pela adesão, porque estão dentro do período de 30 dias de avaliação gratuita ou porque aproveitam o Amazon Student ou outro programa para reduzir a taxa. Em segundo lugar, as contas da Amazon para taxas de adesão espalham a taxa ao longo do ano e reconhece apenas uma parte da taxa de 100 dólares por mês, por isso, membros de só parte do ano distorcem a equação. Desta forma, o valor de 6,4 mil milhões de dólares não reflete um ano de receita de cada membro Prime".

Com base nesses critérios, a CIRP estima que 26% dos membros da Amazon Prime tenham optado por pagar mensalmente pela adesão, em vez de anualmente. Desde abril de 2016, a Amazon oferece aos membros Prime a opção de pagar 10,99 dólares por mês em vez de 99 de dólares por ano.


Mercado

L.Branca/PAE

Multimédia

Exclusivos