Quando se trata de comprar ou vender bens, o rótulo “Made in Germany” é o que tem a melhor perceção de qualidade, eficiência e confiança. A conclusão é de um estudo da Statista, uma empresa de estatísticas e pesquisa de mercado sediada em Hamburgo, na Alemanha, realizado com base num inquérito a 43 mil pessoas de 52 países que tinham de preencher a frase “Made in…. é o que tem a imagem mais positiva”.
A maioria dos consumidores demonstrou ter mais respeito pelos produtos alemães do que de qualquer outro país. “A Alemanha tem marcas muito fortes e muito orientadas para a qualidade”, salienta Nicolas Loose, chefe do departamento de pesquisa da Statista, referindo que “marcas icónicas como a Volkswagen e a Lufthansa contribuíram para esta reputação”.
O responsável da empresa salientou ainda que se confirmaram vários estereótipos, como os produtos italianos que são os mais respeitados ao nível do design ou os suíços entre os bens de luxo. A Suíça, aliás, ocupa a segunda posição da tabela a nível geral à frente da União Europeia e do Reino Unido. A seguir aparecem a Suécia, Canadá, Itália e Japão. A fechar o top 10 estão a França e os Estados Unidos da América.