José Luís Simões, presidente do Conselho de Administração da Luís Simões, foi distinguido com o Prémio Kaizen, que visa reconhecer pessoas ou entidades que se destacam pela adoção de métodos de melhoria contínua como fator estratégico.
O prémio, que no ano passado foi atribuído ao CEO da Sonae, Paulo Azevedo, reflete o compromisso direto que uma pessoa, em particular, assume diariamente na divulgação de uma cultura corporativa de melhoria contínua.
Já em 2016, a Luís Simões tinha vencido um prémio na categoria “Excelência na Produtividade”, com o desenvolvimento do Projeto T4T – Trucks 4 Terminals, que tornou a operação de transporte de pasta de papel entre a unidade da Altri na Leirosa (Celbi) e o Porto Marítimo da Figueira da Foz mais eficiente e sustentável, dos pontos de vista económico, social e ambiental. A solução em causa recorreu à utilização de veículos com maior capacidade de carga - os Gigaliners - tendo sido desenvolvida no sentido de melhor responder às características da operação como fluxos rodoviários tensos e janelas horárias reduzidas.
Para José Luis Simões, "importa, naturalmente, agradecer ao Kaizen Institute por este reconhecimento. No entanto, mais importante ainda é reconhecer todos os colaboradores que se focam, todos os dias, na evolução e melhoria contínua da Luís Simões. Encaramos todos a cultura organizacional como uma forma de aumentar a produtividade e damos muita importância à generalização de práticas mais eficientes que têm impacto direto na empresa, colaboradores, clientes, parceiros de negócio e todas as comunidades onde nos inserimos”.