A Amazon vai ser, depois da Apple, Alphabet, Uber e Tesla, a próxima grande empresa de tecnologia que dedica parte dos seus investimentos ao desenvolvimento de sistemas de condução autónoma.
Enquanto outras tecnologias têm-se centrado no transporte de pessoas para reinventar a mobilidade nas cidades, a empresa dirigida por Jeff Bezos procura a condução autónoma para melhorar a sua rede de distribuição e aliviar o custo da rede transporte.
De acordo com o adiantado pelo The Wall Street Journal, a empresa desenvolveu um 'think tank interior' que procura formas de alavancar a tecnologia de condução autónoma para melhorar o negócio de compras online da empresa de uma forma mais inteligente e eficiente.
A verdade é que a Amazon tem vindo a trabalhar no desenvolvimento da sua própria cadeia de distribuição dependendo menos de empresas de entrega externas e, por isso, tem uma rede de aviões e navios próprios com este objetivo.
Na mesma dinâmica, implementar com sucesso a condução autónoma em veículos de entrega irá reduzir a necessidade de condutores humanos, sendo que os seus veículos poderiam estar constante movimento quase sem parar.
Não é a primeira vez Amazon entra no campo de condução autónoma. Foi conhecido em janeiro que a empresa havia patenteado uma estrada inteligente onde os carros e camiões autónomos estarão conectados à pista através de uma rede sem fio.