A gedas, empresa fornecedora de consultoria e serviços de tecnologias da informação (TI), e o Instituto Nacional de Engenharia, Tecnologia e Inovação (INETI) assinaram um protocolo que visa o desenvolvimento de soluções tecnológicas, de modo a promover a colaboração e a optimização de processos nas empresas e organizações nacionais.
Nos próximos três anos, as duas entidades vão cooperar em diversos projectos de modo a aumentar a introdução de tecnologias de informação e comunicação que rentabilizem a abordagem à sociedade do conhecimento, um dos principais objectivos do Plano Tecnológico Nacional.
Através da partilha de conhecimentos técnicos e científicos, o INETI e a gedas esperam contribuir para o aumento da competitividade das empresas portuguesas, com o desenvolvimento de projectos de acordo com as necessidades específicas de diferentes sectores, regiões ou mercados. Outro dos objectivos deste protocolo é promover a internacionalização da economia, nomeadamente através do mercado espanhol, em áreas como a transformação de madeiras, rastreabilidade alimentar (rastreabilidade PLM), soluções SAP (Automotive Suppliers), logística e serviços operacionais (OPS).
O acordo assinado destina-se igualmente a orientar o investimento empresarial para áreas prioritárias, designadamente através do empreendedorismo de base tecnológica e de acções de presença das PME’s na economia digital, reforçar o financiamento da I&DT nas empresas e assegurar os apoios à inovação empresarial e à propriedade industrial em todo o território nacional.