A oitava conferência da IGD, que se realiza no próximo dia 3 de Maio, em Londres, irá focar-se na inovação e diferenciação como estratégia de crescimento. A conferência vai abordar os retalhistas que se estão a destacar na inovação, que tipo de respostas se podem esperar dos fabricantes e que mercados proporcionam as melhores oportunidades de crescimento.
Muitos dos retalhistas globais estão a apostar em novos conceitos para impulsionar as vendas nos mercados maduros e esta abordagem está a ser acompanhada de uma segmentação dos formatos existentes, para ir de encontro às necessidades cada vez mais sofisticadas dos consumidores. Na conferência da IGD, o Auchan e a Central Food Retail irão discutir a forma como estão a usar os formatos de lojas para se diferenciarem nos seus mercados domésticos, a França e a Tailândia, respectivamente. Adicionalmente, a Tesco e o grupo Metro irão mostrar como, apesar da sua escala, são capazes de inovar através da tecnologia, formatos e operações. A PricewaterhouseCoopers irá também revelar a sua pesquisa de como os consumidores estão a usar a Internet e como o seu comportamenro afecta os retalhistas e fornecedores.
Paralelamente, em 2010, a IGD prevê que o mercado europeu de marca própria alcance os 430,8 biliões de euros, mais 298,1 biliões que em 2005. a conferência irá assim abordar exemplos dos fabricantes mais inovadores, como a Masterfoods e a Ben & Jerry’s, que irão debater como estão a relacionar-se com os consumidores para cumprir com a sua promessa de marca, e como a Danone, Kraft, Nestlé e P&G estão a inovar nas áreas da saúde e bem-estar.