As cadeias de distribuição Mercadona e Lidl cresceram cerca de cinco e quatro décimas, respetivamente, entre os meses de dezembro e fevereiro, em Espanha. Por contraste, as cadeias DIA, Eroski e Alcampo registaram um decréscimo de duas décimas.
Estas são as principais conclusões do último relatório da Kantar Worldpanel, que ainda que a Mercadona alcançou uma quota de mercado de 22,8%, meio ponto a mais do que no ano anterior, consolidando assim a sua liderança.
A empresa valenciana registou um aumento de vendas em alimentos embalados, após vários períodos em que o crescimento foi baseado apenas nos frescos.
O Carrefour continua como a segunda maior insígnia do país, com uma quota de 8,6%, exatamente a mesma que um ano antes.
Já o Grupo DIA desceu duas décimas, situando-se nos 8%, entre dezembro e fevereiro, como resultado de vender menos "na sua loja de formato clássico", onde o alimento embalado tem um peso maior.
A Kantar aponta o Lidl como um dos grandes vencedores de últimos meses, representando já 4,2% do mercado (0,4% mais que no ano anterior).
As descidas de Eroski (5,7%) e da Auchan (3,6%), que opera com as insígnias Alcampo e Simply, são apontadas pelo facto de ambas terem “perdido a atratividade do formato hipermercado em Espanha. Em ambos os casos, espera-se um esforço em fortalecer a rede de proximidade durante o próximo ano”.