Notícias
Destaques
Artigos
Banco de imagens
Parceiros
Guia de Marcas
Newsletter
Quem somos
Contactos

PUB

Linde Material Handling cria drone de inventário
2017-04-17

A Linde Material Handling apresentou na feira LogiMAT o seu protótipo de um drone de inventário. O fornecimento de energia e o controlo deste veículo aéreo é garantido através do vínculo do drone com o stacker automatizado L-Matic.

O Flybox mede aproximadamente 50 centímetros de largura, está equipado com seis rotores, uma câmara, um scanner leitor de códigos de barras e um telémetro. Move-se lentamente até se situar em frente aos materiais empilhados, tirando fotografias da localização de todas as paletes e capturando os códigos de barras dos bens armazenados. Quando alcança o último nível, desloca-se para a direita e esquerda, sincronizado com o stacker automatizado Linde que permanece no solo e continua com o processo de documentação de cima para baixo. Em seguida, desloca-se até à seguinte posição e sobe novamente, repetindo este padrão até que tenha documentado todas as paletes e até que se tenha transferido toda a informação para o computador. Tudo fica documentado e pode recuperar-se a informação através da sua aplicação. O programa mostra a posição da estante no “display”, incluindo o correspondente código de barras e a sua fotografia. “O que nos torna diferentes é o facto de utilizarmos o nosso drone juntamente com um equipamento automatizado", comentA Tobias Zierhut, responsável de equipamentos de armazém da Linde Material Handling.

O stacker automático da Linde, L-MATIC, é o encarregado de guiar o Flybox durante a sua missão de inventário. Ambos os equipamentos encontram-se interligados através de um conversor de voltagem e um cabo auto-ajustável. Com este vínculo, a Linde conseguiu resolver os dois desafios que sempre impediram o uso de drones nos armazéns: a energia, por um lado (as baterias dos drones costumam durar cerca de 15 minutos), e a localização sob teto sem receção GPS, por outro. Graças à sua geonavegação, o sistema Linde sabe sempre exatamente onde se encontra o drone. O equipamento transmite as coordenadas de superfície e um sensor de altura instalado no drone mede a correspondente altitude.

O drone desenvolvido pela Linde Material foi desenhado para simplificar ao máximo o processo de inventário legalmente exigido, economizando tempo e dinheiro às empresas. De acordo com os especialistas, as empresas gastam até 8% do valor do material inventariado em salários de pessoal eventual ou dos seus próprios funcionários, em formas de trabalho e em equipamento auxiliar. Ao mesmo tempo, o processo de inventário manual interfere com as operações e são frequentes os erros, acidentes ou danos causados aos artigos e ao equipamento.

A Linde Material Handling disponibilizará o Flybox no futuro como um extra opcional nos seus equipamentos automatizados MATIC. O drone será comercializado numa embalagem de 11,5 por dois metros compatível com o stacker. Poder-se-á colocar facilmente sobre os braços de carga ou sobre os garfos do equipamento robotizado da Linde no momento de realizar o seguinte inventário. Logo que o drone tenha scanneado a posição de todos os níveis de armazenamento, voltará ao ponto inicial de descolagem e esperará a sua seguinte missão dentro da sua embalagem.

O lançamento ao mercado do Flybox está previsto para 2018.


Mercado

L.Branca/PAE

Multimédia

Exclusivos