Notícias
Destaques
Artigos
Banco de imagens
Parceiros
Guia de Marcas
Newsletter
Quem somos
Contactos

PUB

IKEA, Fnac e Worten são as marca do sector do retalho com melhor reputação no estudo RepScore 2017
2017-04-17

A OnStrategy, em parceria com a Corporate Excellence Foundation, acaba de apresentar os resultados da reputação do seu estudo, o Global RepScore Pulse, que avalia mais de 300 marcas em Portugal. No sector dedicado ao retalho, a sueca IKEA ocupa o primeiro lugar, com 78,73 pontos, seguida da francesa Fnac (76,08 pontos) e da portuguesa Worten (76,05 pontos).

“O sector do retalho é altamente dinâmico face à oferta de marcas que se querem com elevada qualidade e que satisfaçam em pleno as necessidades dos clientes e a preços acessíveis e ao qual acrescenta serviços de qualidade e inovadores. Neste âmbito, destaca-se o retalho organizado e especializado onde o risco de exposição ao erro e à insatisfação do cliente é menor e mais controlado. Tendo estas evidências como pano de fundo, a marca IKEA tem-se destacado na sua robustez reputacional ao longo dos anos, existindo contudo um pódio de marcas em que as diferenças são muito pequenas e em que as marcas Fnac e Worten, em conjunto com o IKEA, marcam a diferença em relação ao resto do sector”, afirma Pedro Tavares, Partner e CEO da OnStrategy.

O Global RepScore Pulse é um estudo anual da OnStrategy em parceria com o Corporate Excellence Foundation que avalia o posicionamento e os níveis emocional e racional de reputação das organizações e das marcas junto de vários 'stakeholders' (público em geral, empresários e diretores de empresas, jornalistas, líderes de opinião, professores universitários e analistas de mercado).

Desde 2008 em Portugal, o Global RepScore Pulse é desenvolvido anualmente em duas vagas (entre outubro e fevereiro e entre maio e julho) e avalia o posicionamento e a reputação das marcas selecionadas espontaneamente. As marcas que passam o filtro da notoriedade espontânea são posteriormente auditadas qualitativa e quantitativamente em dimensões emocionais (posicionamento, admiração, confiança, preferência e recomendação) e em dimensões racionais (produtos e serviços, inovação e diferenciação, ambiente de trabalho e bem-estar, cidadania e responsabilidade social, performance de negócio e financeira, governo e ética, liderança e visão).

Em Portugal estão mapeadas mais de 300 organizações e marcas selecionadas por um painel de mais de 40.000 cidadãos que avalia as mesmas de acordo com a tabela de excelência.


Mercado

L.Branca/PAE

Multimédia

Exclusivos