Notícias
Destaques
Artigos
Banco de imagens
Parceiros
Guia de Marcas
Newsletter
Quem somos
Contactos

PUB

Já existe uma rede social de troca de descontos
2017-03-20

A SPINDOTS é a primeira rede social de troca de descontos e já abriu ao público. Tem como principal missão “aumentar as vendas dos seus clientes através da promoção da integração e implementação de novas tecnologias e modelos de negócio” e como visão “ligar as marcas aos consumidores através da integração nos pontos de venda, permitida pela tecnologia”.

A rede pretende minimizar o desperdício que se verifica na economia dos descontos e das promoções e que, segundo a consultora Forrester, se situa nos 50%. Ou seja, 50% de todos os investimentos feitos em promoções e descontos não são utilizados pelos consumidores, não produzindo o efeito desejado das vendas.

Para tal, a SPINDOTS vai promover a implementação de vários mecanismos, incluindo a socialização dos descontos, isto é, a capacidade de troca dos entre consumidores. “Trata-se de um projeto inovador, concebido e desenvolvido integralmente em Portugal, e que representou o nosso país na Web Summit 2016, a convite do Governo português, que integra numa mesma plataforma os consumidores, os fabricantes/distribuidores e os retalhistas. Trata-se de uma startup na fase Alpha gerida por três executivos com mais de 30 anos de experiência nas áreas relevantes de gestão, IT, marketing, vendas e sistemas de informação, que são a melhor garantia de que a SPINDOTS será uma empresa de sucesso. Dizemos em tom de brincadeira que, dada a média de idade dos sócios, que se situa nos 53 anos, somos uma oldup…”.

Os consumidores registam-se gratuitamente na SPINDOTS indicando as suas preferências e ficam automaticamente com uma carteira de descontos mínima de 440 euros, para a compra de produtos e serviços das marcas e retalhistas presentes na plataforma. Na posse desses descontos, os utilizadores registados na rede social podem emitir os vales que lhes permitirão comprar os produtos e serviços ou, não estando compradores nesse momento, podem oferecer os descontos ou colocá-los na rede de trocas, informando os demais utilizadores dos vales disponíveis para troca.

Tratando-se de uma plataforma “self-service”, são as marcas ou retalhistas que, acedendo ao “back-office” da mesma podem lançar as campanhas. Selecionam os alvos de comunicação em função da informação disponível sobre os utilizadores (filtros), decidem a mecânica da ação, incluindo produto a promover, valor do desconto, prazo de validade, e a mesma fica visível para o alvo selecionado, na data estipulada. Ficarão também a saber o custo da campanha através do simulador que disponibilizará a dimensão do alvo a impactar e onde as marcas/ e retalhistas colocarão o valor do desconto e os custos de utilização da plataforma SPINDOTS.

A partir do momento de lançamento das campanhas, podem acompanhar a sua performance online e tomar as medidas corretivas necessárias que permitam maximizar a sua eficiência.

Banco de imagens

Mercado

L.Branca/PAE

Multimédia

Exclusivos