O Grupo Deutsche Post DHL, grupo líder mundial em correio e logística, terminou o ano financeiro de 2016 com lucros recorde.
O resultado operacional subiu 45%, para 3,5 mil milhões de euros, atingindo a meta EBIT para 2016. O EBIT do quarto trimestre, de 1,1 mil milhões de euros, representou operacionalmente o melhor resultado trimestral da história da empresa.
O Grupo Deutsche Post DHL já tinha registado números recorde nos trimestres anteriores. As quatro unidades de negócio contribuíram para o forte desempenho do grupo em 2016 e geraram um lucro operacional de 2,4 mil milhões de euros, em comparação com 1,7 mil milhões de euros em 2015.
A unidade de negócio DHL Express manteve os bons resultados em termos de volumes, receitas e ganhos em 2016. A receita aumentou 2,7%, para 14 mil milhões de euros. O crescimento da receita foi travado por efeitos cambiais negativos e menores sobretaxas de combustível. Excluindo estes efeitos, a receita desta área de negócio aumentou 6,3%.
O sucesso da DHL Express foi novamente atribuído principalmente ao forte crescimento dos envios time definite internacional (TDI), refletindo um aumento de 7,6% no volume, aliado a uma gestão eficaz do rendimento. O EBIT desta unidade de negócio aumentou 11,3% para 1,5 mil milhões de euros. Impulsionada pelo forte crescimento de TDI, por iniciativas de melhoria de rentabilidade e melhorias de redes, a DHL Express conseguiu aumentar a sua rentabilidade para um novo nível recorde. A margem EBIT aumentou para 11%.
“2016 foi um ano de muito sucesso para nós. A empresa nunca tinha atingido lucros tão altos com a sua atual estrutura. Também investimos substancialmente em todas as quatro unidades de negócio e progredimos fortemente na implementação da nossa Estratégia 2020. Com a nossa abordagem orientada para o comércio eletrónico, todo o grupo está também a beneficiar do desenvolvimento internacional dinâmico neste segmento. Estamos em excelente posição para manter o nosso crescimento rentável”, afirma Frank Appel, CEO do Grupo Deutsche Post DHL.
Em 2016, o Grupo Deutsche Post DHL investiu nas suas quatro unidades de negócio, registando um aumento das despesas de capital em 2,5%, em termos homólogos, para 2,1 mil milhões de euros. O grupo, por exemplo, expandiu as suas infraestruturas, principalmente na Alemanha, mas também internacionalmente.
O grupo deu adicional enfoque também à modernização da frota de aviões e à expansão dos hubs globais e regionais da DHL Express. Para 2017, o Grupo Deutsche Post DHL planeia aumentar as despesas de capital para cerca de 2,3 mil milhões de euros. Para este ano, a empresa prevê um crescimento moderado na economia mundial mas, ainda assim, é expectável que os lucros aumentem significativamente com base em melhorias operacionais adicionais nas unidades de negócio. O Grupo Deutsche Post DHL prevê, para 2017, um aumento do seu EBIT para cerca de 3,75 mil milhões de euros.
Para o efeito, espera-se que a unidade Post -eCommerce -Parcel (PeP) contribua com cerca de 1,5 mil milhões de euros para este valor, e as restantes unidades de negócio DHL com cerca de 2,6 mil milhões de euros. O Grupo Deutsche Post DHL prevê também um aumento médio do lucro operacional, na ordem dos 8% ao ano, durante o período de 2013 a 2020, com as unidades de negócio da DHL a contribuir com um crescimento médio do EBIT de 10% ao ano.