Notícias
Destaques
Artigos
Banco de imagens
Parceiros
Guia de Marcas
Newsletter
Quem somos
Contactos

PUB

Emprego qualificado em Portugal é ainda maioritariamente masculino
2017-03-20

De acordo com os dados de um inquérito realizado pela Hays, a maioria dos postos de trabalho qualificados em Portugal ainda é ocupada por homens.

Em algumas áreas, esta discrepância é particularmente acentuada, como é o caso das tecnologias da informação, onde apenas 13% dos profissionais qualificados são mulheres. Na área de engenharia (excluindo TI) esta percentagem é de 19% e em turismo e lazer situa-se nos 32%.

De um total de 11 áreas analisadas, apenas duas se apresentam como maioritariamente femininas: tanto os recursos humanos, como o office support/customer service apresentam uma percentagem de 74% de mulheres.

Estes dados fazem parte do Guia do Mercado Laboral 2017, uma análise detalhada das tendências do mercado de trabalho qualificado em Portugal que tem como base inquéritos efetuados junto de 2.641 profissionais qualificados e 847 empregadores, além de milhares de entrevistas e reuniões realizadas pela Hays em todo o país. O estudo aborda as políticas retributivas e os valores salariais mínimos, médios e máximos para mais de 250 funções qualificadas, além das motivações dos profissionais portugueses, as preferências de quem está a contratar e as profissões mais recrutadas em todos os sectores.

Banco de imagens

Mercado

L.Branca/PAE

Multimédia

Exclusivos