O Carrefour registou uma forte descida dos lucros em 2016. A forte concorrência em França, o seu mercado doméstico, prejudicou fortemente as margens.
No ano passado, as vendas do Carrefour atingiram os 85,7 mil milhões de euros, mais 3% que em 2015. Numa base comparável, a subida foi também de 3%. Estes valores tinham sido já comunicados pelo retalhista francês em janeiro, mas só agora foram divulgados os resultados consolidados, que mostram uma forte pressão sobre a rentabilidade.
Os lucros líquidos do Carrefour caíram perto de um quarto, não ultrapassando os 746 milhões de euros. Mesmo sem elementos extraordinários, como as mudanças ocorridas em matéria fiscal, os lucros caíram 7,4% para mil milhões de euros.
Esta queda deve-se tanto ao mercado asiático como ao francês, onde o Carrefour tem encontrado dificuldades. As atividades na Ásia registaram uma baixa de 3,8% em termos comparáveis e um resultado operacional negativo de 58 milhões de euros. em França, o grupo prossegue com os investimentos na transformação das lojas compradas ao Dia e viu os lucros operacionais diminuir 13,4%.