Notícias
Destaques
Artigos
Banco de imagens
Parceiros
Guia de Marcas
Newsletter
Quem somos
Contactos

PUB

Sonae investe 110 milhões de euros em inovação
2017-03-14

A Sonae prosseguiu com a sua aposta na inovação durante o ano de 2016, tendo gerado e implementado mais de 600 projetos. Só no último ano, a aposta da Sonae em inovação, investigação e desenvolvimento terá ascendido a 110 milhões de euros e envolveu mais de 300 parceiros em 25 países.

Segundo os dados divulgados no "Livro de Inovação do Retalho 2016”, um relatório pioneiro no sector empresarial a nível mundial e que é editado pelo oitavo ano consecutivo pela Sonae, este valor corresponde ao desenvolvimento de 652 projetos, com um investimento médio de 169 mil euros.

Esta aposta na inovação já totalizou um investimento acumulado de mais de 600 milhões de euros ao longo dos últimos dez anos. “O compromisso da Sonae com a inovação foi potenciado pelo reforço da participação das suas equipas em iniciativas de inovação, as quais, segundo um apuramento preliminar, terão envolvido diretamente mais de oito mil colaboradores, num total de horas equivalente a 836 colaboradores a tempo integral”, diz a empresa em comunicado. “As inovações desenvolvidas e implementadas permitiram à Sonae aumentar as suas vendas, reduzir custos e poupar tempo despendido em vários processos, contribuindo positivamente para os resultados alcançados”.

O "Livro de Inovação do Retalho 2016” apresenta uma seleção de 71 inovações desenvolvidas e implementadas pelas marcas de retalho da Sonae, entre as quais o Omni-channel Supply Engine & Supply Stores, novo algoritmo para suportar a gestão de pedidos tendo em conta diferentes variáveis; o PAM – Product Allocation Management, um novo algoritmo para a área comercial da SportZone; o Touchless, processo de automatização de aprovação de faturas na Sonae e o novo robot de cozinha Yammi 2. Os projetos inovadores da Sonae são avaliados numa escala "Higher, Faster, Stronger”, que identificou um top três das melhores iniciativas em cada critério, que representaram, respetivamente, ganhos de mais de 30 milhões de euros em vendas anuais, redução de 70% no tempo despendido e poupanças de 13 milhões de euros em custos.

A Sonae aposta numa estratégia de inovação aberta, trabalhando num ecossistema colaborativo crescente que funciona como multiplicador. Esta rede inclui universidades, centros de investigação e desenvolvimento, unidades de transferência de tecnologia, startups, incubadoras e aceleradoras, parceiros de negócio e empresas dos mais variados sectores de atividade, inclusive outros retalhistas. Os negócios de retalho da Sonae contam atualmente com mais de 300 parceiros para a inovação em todo o mundo, uma subida assinalável face aos mais de 150 parceiros em 2015, envolvendo instituições de 25 países, em quatro continentes.


Mercado

L.Branca/PAE

Multimédia

Exclusivos