84% dos portugueses já fizeram compras de produtos ou serviços online, segundo o SIBS Market Report 2016.
A maior percentagem de compradores tem idades compreendida entre os 15 e os 24 anos (93%). Entre os 25 e os 34 anos, a percentagem é de 88%, entre os 35 e os 44 anos é de 90%, entre os 45 e os 55 anos é de 83% e acima dos 55 anos é de 62%. “Verificamos ainda que 40% dos inquiridos compram em lojas online pelo menos uma vez por mês”, indica a SIBS.
Quanto aos meios de pagamento utilizados no comércio eletrónico, o pagamento de serviços é o mais utilizado, seguido do MB Net e dos cartões bancários. Segundo os dados das transações processadas pela SIBS, o valor das transações com cartões (incluindo o MB Net) em compras online ascendeu a 2.090 milhões de euros em 2016, com o valor da compra média a fixar-se nos 63,10 euros. “Apenas cerca de 12% do valor dos pagamentos online com cartão são realizados em sites portugueses, mas estas compras são as que apresentam o maior valor médio”, destaca o estudo.
Os meios eletrónicos são os preferidos dos portugueses para fazerem compras e pagamentos. “No pagamento em loja, os consumidores escolhem o cartão de débito (71%) pela comodidade. As compras realizadas através de cartão de débito já superam os levantamentos nos caixas automáticos, assistindo-se nos últimos 15 anos ao aumento do rácio entre as compras e os levantamentos”, realça a SIBS.
Paralelamente, o pagamento de serviços Multibanco é o meio mais utilizado (53%) para fazer compras online, seguido do MB NET (33%) e do cartão bancário (26%), sendo a segurança o fator que mais influencia a escolha de um método de pagamento.