Notícias
Destaques
Artigos
Banco de imagens
Parceiros
Guia de Marcas
Newsletter
Quem somos
Contactos

PUB

Lidl Portugal lança o seu primeiro jogo que une o virtual e o real
2017-02-24

No âmbito do Digital Learning Day, que se celebrou a 23 de fevereiro, o Lidl Portugal lançou um jogo de retalho em Portugal para toda a família, de forma a tornar as idas às compras em algo simultaneamente divertido e pedagógico. Este jogo é também uma novidade no mundo Lidl, uma vez que se trata de um projeto internacional do qual Portugal é o país piloto.

Para o negócio crescer e melhorar as suas infraestruturas, como a compra de carrinhos, a construção de estacionamentos ou a contratação de colaboradores para um atendimento mais eficiente, vão ser necessárias moedas valiosas, conseguidas através da leitura dos códigos de barras produtos existentes nas lojas reais, sem ter obrigação de os adquirir. Existe, assim, uma ligação entre jogo e vida real, sendo necessário procurar os produtos fora do jogo, o que torna as idas ao Lidl mais divertidas e estimulantes para as capacidades intelectuais dos mais novos, promovendo também a interatividade entre pais e filhos.

Patrícia Dias, professora e investigadora do Centro de Estudos em Comunicação e Cultura (CECC) da Universidade Católica Portuguesa (UCP), explica que “as tecnologias digitais estão presentes na vida das crianças e, portanto, são também parte integrante da educação que recebem em vários contextos. Desta forma, as tecnologias devem ser usadas ao serviço de outras aprendizagens, relacionadas com o currículo. É necessário saber utilizar as tecnologias estrategicamente, ou seja, saber escolher o conteúdo e o tipo de dinâmica a realizar em função das aprendizagens pretendidas”.

Numa estrutura inicial de três níveis, cada jogador deve tomar conta do seu próprio negócio, sempre com o objetivo de fazê-lo crescer de um mercado local inicial para um supermercado de maior envergadura. Para isso, é necessária uma gestão eficiente dos recursos e garantir a máxima satisfação dos consumidores.

Diversos perfis de clientes, como crianças, idosos, adultos, desportistas, pessoas de negócios ou pessoas com gostos gourmet fazem compras no mercado e, para satisfazer as suas diferentes necessidades, exige-se que estejam sempre disponíveis produtos frescos e que a reposição como a limpeza do stock sejam asseguradas. A dinâmica do jogo é alterada a qualquer momento com desafios colocados através de mini jogos, levando o jogador a enfrentar as tarefas do quotidiano de uma loja. A manutenção da ordem ou a “caça ao tesouro” são disso exemplo.

O jogo My Lidl Shop já está disponível, gratuitamente, para IOS e Android, com funcionamento offline. Esta aplicação não solicita nem armazena dados do utilizador, de acordo com as melhores práticas de mercado.

Banco de imagens

Mercado

L.Branca/PAE

Multimédia

Exclusivos