Retalhistas culpam falta de dados dos consumidores para o insucesso das experiências omnicanal
De acordo com um estudo da consultora McKinsey Solutions, os retalhistas admitem estar a lutar para oferecer experiências omnicanal aos consumidores, devido à ausência de dados de qualidade acerca dos mesmos.
Apenas 21% dos executivos de retalho demonstraram estar mais confiantes do que há um ano sobre a capacidade da sua empresa prestar serviços online. 45% admite que os seus esforços neste sentido não estão a avançar rápido o suficiente.
Dos entrevistados para o estudo da consultora, apenas 6% descreveu a sua experiência omnicanal como "excelente e totalmente implementada”, ao passo que 36% preferiu escolher a opção de estar ainda a “testar um conceito”.
78% dos executivos admitem não existir uma experiência de marca unificada nos seus diversos canais, apesar de 64% reconhecer que “uma estratégia cruzada ou multicanal bem definida” é a principal inovação que permite acelerar o comércio digital.
Entre os principais desafios que impedem as suas estratégias omnicanal de alcançar sucesso, 67% destaca a falta de análise de dados acerca dos consumidores. “Os consumidores estão desesperados por experiências omnicanal, se eles trabalham em todos os canais porque não podem os seus retalhistas preferidos fazê-lo? Nas mentes dos consumidores, é tão simples quanto isto, o que os leva a sentirem-se frustrados e a diminuir a sua lealdade para com os retalhistas”, explica fonte da consultora.