Os vencedores da edição de 2017 do prémio Produto do Ano (PDA) já são conhecidos, num ano em que são vários os sectores que dão cartas na inovação. Os produtos foram sujeitos à avaliação de seis mil consumidores, no estudo com a maior representatividade desde sempre em Portuga,l e para o qual contou com a participação da Netsonda.
Na edição deste ano, as grandes marcas vencedoras foram o Grupo Whirlpool Portugal com as marcas Whirlpool, Hotpoint e Indesit ,que venceu nas categorias Frigoríficos Combinados, Fornos Hidrolíticos e Máquinas de Lavar Roupa, e a Nestlé, que arrecadou o selo nas categorias Fruta para Bebés, Papas Infantis e Leite Infantil . Destaque ainda para a Oriflame, que conquistou o Produto do Ano em Perfumes e Tratamentos Faciais.
Os prémios são atribuídos pela organização internacional presente em 37 países e é o mais antigo selo do género que premeia produtos que se destacam, na sua categoria, pela inovação, atratividade e satisfação e com voto direto dos consumidores.
É unanime em todo o mundo que o Produto do Ano contribui para o aumento de vendas. Em média, as vendas dos produtos vencedores sofrem um crescimento superior a 10%. Vários estudos na Europa mostram que entre 65% e 85% dos consumidores referem que a utilização deste símbolo nas embalagens e campanhas promocionais constitui um forte incentivo à compra dos produtos.