Walmart reestrutura organização da divisão de comércio eletrónico para fazer frente à Amazon
Após a ascensão de executivos da Jet.com, a Walmart reorganiza a sua estratégia de comércio eletrónico para competir com a Amazon. De acordo com uma publicação da Bloomberg, o marketplace vai executar uma estratégia agressiva de preços e um maior catálogo para combater a gigante do comércio eletrónico.
Nas palavras de Marc Lore, fundador da Jet.com, recentemente adquirida pela Walmart, a estratégia será "focada no cliente". Marc Lore passou a exercer o cargo de CEO de comércio eletrónico da Walmart. "Conversamos muito sobre converter-se numa organização mais focada no cliente. A nossa estratégia é baseada em oferecer maior escolha, preços competitivos – sobretudo em alimentos e produtos de consumo – e operar na força da cadeia de abastecimento do comércio eletrónico mais eficiente do mundo”.
A Walmart irá simplificar a estratégia omnicanal para que os clientes possam comprar através do dispositivo, a loja ou a web confoeme desejem. Nas novas funções, Scott Hilton vai ocupar o cargo de Chief Revenue Officer, cuja tarefa será o controlo da parcela retalhista online, e Jeremy King o de diretor de IT, que irá unificar os departamentos de tecnologia tanto de retalho como de comércio eletrónico. Por sua parte, Seth Beal será responsável pelas associações estratégicas e novos desenvolvimentos de negócio que Walmart visa desenvolver em breve.
O “cavalo de batalha” da Walmart para concorrer com a Amazon também vai estar no supermercado, cujos cupões de desconto e a possibilidade de comprar produtos frescos sem pagar uma quota de subscrição serão um dos valores acrescentados da empresa. Além disso, a fim de se concentrar no cliente, a Walmart irá criar uma nova equipa para gerir os incidentes de clientes, devoluções e prevenção da fraude, algo importante para o modelo de negócio da empresa.