O Metro Accelerator e a Techstars juntam-se novamente para promover o desenvolvimento de aplicações digitais inovadoras dedicadas ao sector do retalho.
O programa tem o intuito de apoiar startups a nível mundial para desenvolverem serviços baseados em tecnologia que visam acelerar processos de negócios.
O Metro Accelerator será apresentado em Portugal no dia 2 de fevereiro, em Lisboa, na Beta-i. Baseia-se num programa de três meses em Berlim, com início em junho de 2017.
Dez empresas, selecionadas de todo o mundo, serão apoiadas por mentores no processo de desenvolvimento das suas inovações. Para este efeito, a Metro/Makro Cash & Carry, que opera em 25 países com 21 milhões de clientes em todo o mundo, irá contribuir com a experiência dos seus especialistas em áreas como o marketing, vendas, compras, finanças, jurídico e comunicações.
Até ao dia 12 de março, todas as empresas que estejam interessadas podem apresentar a sua candidatura para o programa. Poderão fazê-lo em inglês, através do site www.metroaccelerator.com. O processo de seleção inclui entrevistas telefónicas e reuniões presenciais com um júri experiente de investidores e mentores que irá selecionar as dez empresas mais promissoras. “O cerne da nossa estratégia é ajudar os nossos clientes a conseguirem ser ainda mais bem sucedidos nos seus negócios. Aqui, as soluções digitais desempenham um papel cada vez mais importante. Depois de estabelecer com êxito o Metro Accelerator para o sector de hospitalidade, juntamente com Techstars, chegou a hora de dar o próximo passo. Estamos convencidos de que os retalhistas independentes podem beneficiar fortemente das soluções digitais, no que diz respeito à comunicação com o cliente, novos serviços e também em termos das suas operações comerciais. É por isso que estamos agora a lançar o Metro Accelerator para o retalho. Junto com a Techstars, queremos ajudar as empresas inovadoras a desenvolverem-se com sucesso. Neste processo, as startups receberão um amplo apoio, como por exemplo o acesso a mais de 100 mentores”, afirma Olaf Koch, presidente do Conselho de Administração da Metro AG.
A estratégia da Makro Portugal é focada nos segmentos de hotelaria e restauração e, nessa perspectiva, para apoiar o desenvolvimento do sector, a aposta nos últimos anos tem sido a divulgação do Metro Accelerator junto de entidades e universidades que fomentam o lançamento de startups.
Em 2017, um dos grandes objetivos é conseguir que uma startup portuguesa seja incluída na seleção final de empresas que têm acesso ao investimento do Grupo Metro. Nesse sentido, a Makro Portugal apostará novamente este ano no reforço de comunicação desta iniciativa. Sendo um parceiro de renome, a Techstars continuará responsável pelo desenvolvimento das startups no programa Metro Accelerator.