HP lidera consórcio da indústria na criação da declaração ambiental definitiva para consumíveis de impressão
A HP acaba de anunciar a declaração ambiental definitiva para consumíveis de impressão, denominada Declaração Eco de TI para Consumíveis de Impressão, permitindo aos respectivos consumidores estarem informados e conscientes das suas escolhas ambientais, independentemente da marca de consumíveis que comprem.
A declaração é voluntária, controlada por uma terceira entidade e agrega um conjunto de outros nomes como a German Blue Angel e a Nordic Swan, assim como outras da Coreia, Japão e Taiwan.
O seu principal objectivo passa por responder às questões ambientais mais solicitadas pelo consumidores e formar uma fonte abrangente de informação ambiental de produto padronizada e comparável.
Alguns exemplos das mais de 30 auto-declaradas características ambientais incluem o peso dos cartuchos, informação sobre se os consumíveis de impressão contém substâncias perigosas, a disponibilização de informação relativa à segurança do material e informação sobre se o fabricante oferece um programa de reciclagem para o produto.
De forma a satisfazer a declaração, as empresas membro deverão assinar um contrato com a Swedish IT-Företagen, verificar a veracidade das declarações se solicitado, corrigir imediatamente qualquer erro encontrado e pagar uma pequena taxa anual. O não cumprimento pode e resulta numa exclusão do sistema.
A Declaração Eco de TI para produtos de hardware teve a sua origem no início da década de 90, quando os consumidores, grande parte do sector público sueco, começaram a solicitar informação sobre as propriedades ambientais dos produtos de TI que adquiridos. À medida que estas solicitações de informação aumentavam, crescia o número de distinções ambientais que competiam entre si. Isto tornou a ideia de conformidade lenta, muito cara e confusa para os consumidores em vez de informar melhor o consumidor, já que havia múltiplas distinções eco com diferentes critérios.
Para responder a esta questão a Swedish IT & Telecom Association fundou um forum para a indústria em 1996. A Declaração Eco de TI para Consumíveis de Impressão é fruto de um dos grupos de trabalho desse fórum.