O mais recente estudo do Observador Cetelem, que analisou o consumo em Portugal e as intenções de compra para a época natalícia, conclui que 25% dos portugueses pretendem poupar. Destes, cerca de metade (49%) planeia fazê-lo oferecendo presentes apenas à família mais próxima.
Preparar a comida em casa (37%), oferecer presentes apenas às crianças (29%) e comprar em época de saldos (22%) são outras das soluções mais apontadas pelos consumidores portugueses para poupar. Há ainda consumidores que pretendem fazer os próprios presentes (7%) e aqueles que preferem comprar com maior antecedência (7%) para diminuir os gastos.
“É interessante analisar as formas que os portugueses encontram para poupar no Natal, uma época tendencialmente associada a um maior nível de consumo. Além de se mostrarem atentos a oportunidades como os saldos ou as compras antecipadas, o que revela um comportamento de consumo inteligente, mostram-se criativos ao querer produzir os próprios presentes”, comenta Pedro Camarinha, diretor de distribuição do Cetelem.
Ainda assim, no geral, a maioria dos inquiridos (63%) afirma não ter qualquer intenção de poupar.