Notícias
Destaques
Artigos
Banco de imagens
Parceiros
Guia de Marcas
Newsletter
Quem somos
Contactos

PUB

Vai ser possível levantar dinheiro no Multibanco sem cartão
2016-11-24

A partir do primeiro trimestre de 2017 será possível levantar dinheiro nas caixas automáticas sem cartão, uma "revolução" para ir ao encontro da "nova geração da economia digital".

Em declarações à agência Lusa, a diretora de marca da SIBS, Maria Antónia Saldanha, explicou que, para usufruir desta funcionalidade, será necessário descarregar a aplicação MB Way, associar um cartão Multibanco, selecionar a tecla de levantamento e colocar o pin de segurança. É depois gerado um código de 12 dígitos que será utilizado para o levantamento de dinheiro numa das 12.500 caixas Multibanco existentes no país. "A partir do primeiro trimestre de 2017 vamos ter o serviço disponível em qualquer Multibanco", disse a responsável da entidade que gere a rede Multibanco, considerando a nova funcionalidade "muito simples".

A ideia dos levantamentos sem cartão já estava pensada há muito tempo na SIBS, mas acabou por ser posta em prática primeiro na Polónia, em 2015. "Em Portugal, ainda não se tinha sentido uma real necessidade do serviço porque os portugueses estão acostumados a ter um Multibanco em cada esquina e andam sempre com o cartão. Agora que os portugueses puseram Multibanco no telemóvel, é óbvio que querem continuar a fazer levantamentos, mas já sem cartão", explica.

Depois do MB Net, que permite fazer compras online, a SIBS considera que esta é "mais uma revolução" que vai ao encontro daquilo que é "a nova geração da economia digital", até porque os portugueses "adoram e adoptam muito rapidamente" as novas tecnologias. "Como estamos continuamente a introduzir novos serviços no Multibanco, os portugueses já estão acostumados a fazer coisas que não fazem em mais lado nenhum do mundo, como, por exemplo, tirar licenças de caça ou de pesca no Multibanco", exemplifica.

Durante a Web Summit, a SIBS lançou a rede ATM Express, o "irmão" do Multibanco, de cor laranja e destinado aos cidadãos estrangeiros. "Um estrangeiro que se dirija a um Multibanco tem uma série de operações que não precisa. Simplificámos o serviço que ele quer mais, que é levantar dinheiro. Nem lhe pergunto se quer fazer um levantamento. Só lhe pergunto quanto quer levantar", explica Maria Antónia Saldanha, estimando que até ao final do ano sejam instaladas 25 destas máquinas.

Banco de imagens

Mercado

L.Branca/PAE

Multimédia

Exclusivos