A Sonae Sierra e a Foncière Euris, proprietários e promotores do Alexa, apresentaram ao público o conceito e os primeiros lojistas do novo centro comercial e de lazer na Alexanderplatz, em Berlim, um dos maiores investimentos portugueses no estrangeiro.
O Alexa, um centro comercial e de lazer temático, tem uma Área Bruta Locável (ABL) de 54 mil metros quadrados, dos quais 43 mil serão ocupados por lojas, dois mil pela área da restauração e nove mil pela área do entretenimento e do lazer. O centro terá 180 lojas, incluindo 17 restaurantes, e 1.600 lugares de estacionamento.
Com abertura prevista para a Primavera de 2007, este projecto criará mil postos de trabalho.
Entre os lojistas, está já garantida a presença de várias empresas alemãs e internacionais, incluindo a Media-Saturn-Holding, Rossmann, Edeka - Reichelt, Douglas, Thalia.de, Zara e Intersport.
O conceito e o projecto do centro são um tributo à Berlim e à Alexanderplatz, reminiscente do estilo Art Deco e dos chamados “Anos Dourados”, quando a cidade era considerada a metrópole cultural da Europa a par de Paris e de Londres.
Tal como em todos os centros comerciais e de lazer desenvolvidos pela Sonae Sierra, o Alexa respeitará rigorosamente os mais exigentes padrões de qualidade ambiental estabelecidos pela empresa para todo o seu património, especialmente no que diz respeito ao conforto, à segurança e à protecção ambiental. É com esse objectivo que o novo centro será equipado com os mais avançados sistemas de separação e tratamento de resíduos e de monitorização da qualidade da água e do ar.
A Sonae Sierra será responsável pela gestão do centro comercial após a abertura.