As vendas da Aldi e do Lidl no Reino Unido cresceram ao ritmo mais lento dos últimos cinco anos nos últimos três meses, ao passo que as vendas da Tesco melhoraram, impulsionadas pela sua marca própria Farm Brands.
Ambos os retalhistas estão a crescer ao ritmo mais lento desde 2011, mas que, ainda assim, continua a ser significativamente mais rápido do que o mercado global.
De acordo com os últimos números da Kantar Worldpanel, as vendas do Lidl aumentaram 6,1% nas 12 semanas que terminaram a 6 de novembro, um ritmo muito mais lento do que nos últimos meses. As vendas da Aldi desaceleraram para 10,2%.
Apesar de tudo, ambos os discounters estão a atrair novos consumidores, o que a Kantar Worldpanel diz ser "vital" para o crescimento de qualquer supermercado. Ajudada por novas aberturas de loja, só a Aldi atraiu mais 547 mil compradores, um aumento maior do que qualquer outro retalhista. Aldi e Lidl usaram de forma muito eficaz o seu marketing pafra passar a mensagem da sua oferta de produtos de qualidade a baixo preço.
Esta desaceleração está, no entanto, a ser muito bem-recebida por alguns dos concorrentes que inicialmente lutaram para manter o seu crescimento. A Tesco é quem mais está a beneficiar, registando um aumento de 2,2% nas suas vendas durante este período.