A Bosch e a SAP estabeleceram uma parceria estratégica para a Internet das Coisas e Indústria 4.0 e pretendem expandir a sua colaboração em tecnologias de Cloud e soluções de software.
Esta união promete acelerar a produção e os processos de logística, aumentando a segurança e a qualidade dos produtos e serviços para os consumidores. “De modo a utilizar melhor o potencial da indústria de conectividade, as empresas internacionais devem trabalhar ainda mais de perto e devem basear a sua colaboração em standards abertos”, afirma Volkmar Denner, CEO da Bosch. Bernd Leukert, membro do Conselho Executivo da SAP e responsável por Produtos e Inovação, acrescenta que as “novas soluções que oferecem um aumento nos benefícios ao consumidor só vão aparecer quando as empresas concentrarem as suas forças e competências e quanto unirem-nas”.
Neste momento, existem planos para permitir aos consumidores utilizarem a plataforma de base de dados SAP Hana na IoT Cloud da Bosch. O objetivo é processar grandes quantidades de informação para aplicações IoT em tempo real.
Deste modo, os microsserviços da Internet das Coisas da Bosch vão estar disponíveis na plataforma Cloud SAP HANA para ligar diferentes dispositivos e componentes. Isto inclui mais segurança e conectividade eficiente para veículos, maquinaria de produção ou ferramentas. O objetivo é oferecer aos consumidores serviços novos e inteligentes, resultando numa maior eficiência na produção.
Um exemplo de colaboração entre duas empresas são os dados de posicionamento de empilhadoras, aumentando a transparência e eficiência na logística. Num banco de ensaio do consórcio para a Internet das Coisas, IIC – Industrial Internet Consortium, conhecido por Track&Trace, permite determinar a localização de empilhadoras em armazéns ou hangares de aeronaves em tempo real e uma aproximação de centímetros. A Zeno Track, uma startup fundada pela Bosch, identifica a empilhadora através de câmaras, GPS, scanners de lazer, rádio e sensores de movimento.
Como resultado, a frota de veículos pode ser gerida inteligentemente e da maneira que melhor servir o plano e cumprimento das ordens de transporte ou programas de manutenção. Os dados de localização são transferidos através da IoT Cloud da Bosch para o sistema de gestão das frotas da SAP Vehicle Insights.
As duas empresas pretendem desenvolver soluções em áreas como a condução automática e conectada, que produzem enormes quantidades de dados que precisam de ser avaliados depressa e de forma fiável. “A Bosch tem experiência de sensores de sistema nas áreas de mobilidade, produção, bens de consumo e conectividade. Ao combinar isto tudo, podemos ajudar os clientes a gerar novas vendas”, conclui Volkmar Denner.
A nova solução Zenoway da Bosch oferece um portfólio completo de ferramentas para gestão de frotas de empilhadoras. A Zenoway utiliza sensores inteligentes para monitorizar e controlar todos os processos de logística, através da recolha e análise dos dados mais relevantes das empilhadoras conectadas, que permite aos utilizadores monitorizar o transporte de bens, encurtar a rota dos veículos e evitar colisões.
A Zenoway recolhe os dados e envia para processamento na IoT Cloud da Bosch. Uma interface partilhada com o sistema SAP Vehicle Insights facilita a gestão até mesmo das grandes frotas de empilhadoras.