O preço dos produtos é o fator mais determinante na escolha de uma loja online, com uma importância de 93,2 %, de acordo com as conclusões do primeiro observatório sobre hábitos de e-commerce, realizado pela Trusted Shops.
Outros fatores destacados pelos consumidores são a segurança, com 92,8%, e a fiabilidade dos produtos, com 90,2%. Para além disto, também se valoriza a proteção do consumidor (89,7%), a entrega gratuita (88,5%) e a possibilidade de devolução (87,5%).
83,9% dos inquiridos preocupam-se com a proteção dos dados fornecidos e 74,3% sente-se mais confortável com a presença de selos de confiança que acreditam as lojas online.
No lado oposto, as áreas em que os consumidores se concentram menos são a popularidade da loja (55,7%), a recomendação de amigos ou parentes (58,1%) e a aparência visual da plataforma (58, 7%).
O estudo destaca ainda alguns imprevistos que possam surgir no processo de compra. 61,7% dos entrevistados afirmaram já ter tido algum problema, sendo o não cumprimento dos prazos de entregas o mais comum (72,1%).